Dicas para aumentar a imunidade

 

Alguns cuidados no dia a dia e a inclusão de simples hábitos na rotina ajudam a manter a saúde em dia, até mesmo nas mudanças de temperatura e principalmente no inverno.

Para que nossos soldadinhos, o sistema imune trabalhe, assim como qualquer outro do nosso corpo, precisa de nutrientes importantes e hábitos saudáveis a longo prazo, que estimulam o seu funcionamento adequado. 

Vamos as dias:

 

01. Durma bem

Ao dormir liberamos citocinas, proteínas que desempenham um papel importante na capacidade do seu corpo de combater infecções. O repouso é fundamental para o corpo se recuperar. Procure dormir e acordar sempre na mesma hora, somando em média de 7 a 9 horas de sono.

 

02. Hidrate-se

Além de ter papel fundamental nas reações químicas do organismo, a água auxilia na regulação da temperatura corporal e elimina toxinas. Ou seja, mantém o corpo mais saudável. Quando seu corpo está desidratado, seu sangue se torna menos fluido. Com isso, a distribuição de nutrientes e a remoção de metabólitos ficam prejudicadas. E este processo tem impacto direto sobre a ação do seu sistema imunológico.

 

03. Alimentação

Recomenda-se alimentos ricos em vitaminas A, B, C, D e E e minerais como o zinco e selênio.

Dê preferência as frutas cítricas, vegetais escuros, oleaginosas, ovos, cenoura, abacate, feijão, lentilha e capriche em temperos como alho e gengibre.

 

04. Exercite-se

Os exercícios físicos dão uma grande força para o sistema imunológico. Ao estimular o metabolismo a absorção dos nutrientes melhora e também a circulação sanguínea de todo o organismo.

 

05. Banho de sol

A vitamina D pode ser obtida através de alimentos e suplementos, mas ela também é produzida naturalmente pelo nosso organismo quando estamos expostos ao sol. Em geral, cerca de 20 minutos já bastam para conseguirmos a quantidade diária recomendada. 

 

06. Lave bem as mãos

O ar e as gotículas que se espalham nele são as principais fontes de contaminação por gripes e resfriados. Contudo, nossas mãos são grandes portas de entrada para estas e outras infecções, por isso, é indispensável mantê-las sempre limpas.

 

Além dessas dicas cuidar da saúde mental é fundamental para combater o estresse e fortalecer o sistema imune.

 

Fontes: Médico 24hs, Benegripe, Clínica Ceu.


Postagens

logo footer

 ans logo

Atendimento

    • Sede Cascavel: Rua Vitória 2296, Neva - Cascavel/PR 
    • Filial Maringá: Av. Duque de Caxias, 1015 - Sala 11, Zona 7 
    • Consultor Ponta Grossa: (42) 9 9938-2296

Fale Conosco